A importância da educação financeira no Brasil do século 21

04/08/2022
A importância da educação financeira no Brasil do século 21
A importância da educação financeira no Brasil do século 21

Existem muitos brasileiros que vivem de salário a salário com pouca ou nenhuma poupança. Esta é uma receita para o desastre, especialmente quando surgem despesas inesperadas ou se eles perdem seu emprego. A educação financeira nas escolas pode ajudar os brasileiros a se tornarem mais seguros financeiramente e evitar dívidas.

Além disso, a educação financeira nas escolas pode ajudar os alunos a se tornarem mais instruídos financeiramente e a tomarem melhores decisões financeiras. Por exemplo, muitos brasileiros não estão cientes da importância de poupar para a aposentadoria. A educação financeira pode ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre suas finanças e ajudá-las a planejar um futuro mais seguro. 

Em um país como o Brasil, onde a desigualdade econômica ainda é uma questão importante, a educação financeira pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a nivelar o campo de atuação. Ensinando às crianças sobre dinheiro e como administrá-lo de forma responsável, podemos ajudá-las a evitar problemas financeiros mais tarde na vida.

Posto isso, a educação financeira desde a educação infantil é de suma importância na vida do cidadão brasileiro para alcançar um melhor futuro financeiro.

Além de tudo isso, no Brasil onde a dívida pública está crescendo e a economia é instável, é mais importante do que nunca que os indivíduos sejam alfabetizados financeiramente. A educação financeira pode ajudar as pessoas a tomar melhores decisões sobre como gastar e economizar seu dinheiro, bem como sobre como planejar seu futuro.

Embora existam muitas instituições privadas oferecendo cursos de educação financeira, além de muitos canais no YouTube (Acesse a Playlist que fizemos sobre o tema) que tratam do tema, também é importante que este tipo de educação seja oferecido nas escolas. A educação financeira deve fazer parte do currículo das escolas de educação básica para que todos os alunos possam desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para a tomada de decisões financeiras responsáveis.

A educação financeira é muito importante no Brasil do século XXI. É uma das habilidades mais importantes que os estudantes podem aprender para terem sucesso em seu futuro. A educação financeira deve ser oferecida em todas as escolas para que todos os alunos possam desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessários para tomar decisões financeiras responsáveis.

Sabendo disso, é preciso expor os motivos que tornam uma boa noção de gastos um conhecimento muito importante, como a capacidade de evitar dívidas e como administrar o dinheiro em geral, e que muitas vezes, não estão sendo ensinadas nas escolas.

Isto é um grande problema porque significa que muitas pessoas não estão recebendo a educação de que necessitam para tomar boas decisões financeiras. Isto pode levar a um monte de dívidas e problemas financeiros no caminho.

Portanto, é muito importante que a educação financeira faça parte do currículo nas escolas. Ensinando às crianças como administrar dinheiro, podemos ajudá-las a evitar muitos problemas financeiros mais tarde na vida.

Na atualidade, a cultura consumista ainda é presente no Brasil, e muitas pessoas vivem além de suas possibilidades. Se as pessoas fossem ensinadas a administrar suas finanças desde tenra idade, seria provável que tomassem decisões financeiras sólidas mais tarde.

O QUE É LETRAMENTO FINANCEIRO?

A letramento financeiro é o grau de domínio das habilidades financeiras. Para ser alfabetizado financeiramente, deve-se ser capaz de compreender e usar conceitos financeiros para tomar decisões financeiras sólidas.

Há um corpo crescente de pesquisas que sugere que a letramento financeiro é um preditor fundamental do bem-estar financeiro. A letramento financeiro tem sido vinculada a melhores resultados financeiros, incluindo maior economia e investimento, redução dos níveis de endividamento e melhor pontuação de crédito.


Autor: Robson Silva*

Para Saber mais:

Programa Educação Financeira na Escola: Educação Financeira na Escola é um programa que visa formar professores da educação básica, por meio de plataforma EaD específica, para disseminação de educação financeira nas escolas brasileiras, conforme previsto no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC). Clique aqui para acessar o site do programa.

A OCDE organiza a Global Money Week, semana mundial de educação financeira para crianças e jovens. A CVM coordena a GMW no Brasil, participe! 

 https://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Academico/GMW/globalmoneyweek.html.

Materiais públicos (gratuitos) de educação financeira nas escolas: https://www.vidaedinheiro.gov.br/livros-ensino-fundamental 

https://www.vidaedinheiro.gov.br/livros-ensino-medio

Centro CVM/OCDE de Educação e Letramento Financeiro para América Latina e Caribe: https://www.oecd.org/finance/oecd-cvm-financial-education.htm

*Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Pós-graduado em Gestão Escolar Pelo Centro Universitário SENAC e especialização latu sensu em gestão, planejamento, implementação da Educação a Distância pela UFF (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE). Atualmente é Diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando como Coordenador Pedagógico e Professor de Ensino Fundamental I tanto nas Rede de Ensino de São Paulo/SP como de Diadema/SP. E-mail: [email protected]