Com quantos pontos perde a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)?
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento oficial no Brasil que atesta a habilitação do cidadão para a condução de veículo automotor terrestre. no Brasil. Para obter e manter a CNH, os motoristas devem passar por um teste e ter um bom histórico de direção. Eles não devem ter infrações de trânsito graves nos últimos 12 meses para se qualificar. Se eles acumularem muitos pontos, poderão perder o direito de dirigir por até um ano. O número de pontos depende da gravidade de cada infração.
Geralmente, quanto mais grave a infração, mais pontos serão aplicados à CNH do infrator. Por exemplo, ultrapassagem perigosa vale 3 pontos; dirigir à noite sem faróis vale 4 pontos; e excesso de velocidade ao falar ao celular vale 6 pontos. A nova lei de trânsito entrou em vigor em abril de 2021 trazendo, como possibilidade o limite de 40 pontos para suspender a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O limite de velocidade anterior era de 20 pontos por ano. Isso significa que motoristas com 20 pontos ou menos podem dirigir por um ano inteiro sem acumular mais. Quem acumular 20 ou mais pontos em um ano terá o direito de dirigir suspenso por três meses.
40 pontos para motoristas sem nenhuma infração gravíssima nos 12 meses anteriores; 30 pontos para condutores que tiverem apenas uma infração gravíssima nos 12 meses anteriores; Existem dois limites para o número de pontos na CNH: 40 e 30 pontos. Condutores com mais de 40 pontos em sua CNH terão sua carteira de habilitação suspensa por três meses. Alguns casos como dirigir embriagado ou usar o celular ao volante são considerados gravíssimos e levam mais de 30 pontos na CNH. Os valores levaram em conta os critérios de gravidade dos atos infracionais sofridos pelo Código Brasileiro de Trânsito (artigo 258).
Confira abaixo como funciona a nova pontuação:
- 40 pontos para condutores sem nenhuma infração gravíssima nos 12 meses anteriores;
- 30 pontos para condutores que tiverem apenas uma infração gravíssima nos 12 meses anteriores;
- 20 pontos para motoristas com duas ou mais infrações gravíssimas nos 12 meses anteriores.
Lembrando também que o motorista que receber três infrações gravíssimas no período de um ano ainda terá a carteira suspensa, como acontecia antes das mudanças.
Embora não seja fácil perder a CNH, continua sendo um incentivo para que os motoristas pratiquem hábitos de direção segura e evitem acumular muitas infrações de trânsito. Novos limites incentivam os motoristas a seguir as regras para que possam manter seus privilégios de direção.