Dia dos Povos Indígenas: diferença entre índio e indígena

19/04/2023
Povos Indígenas Foto: Agência Brasil
Povos Indígenas Foto: Agência Brasil

Dia dos Povos Indígenas: significado, origem e uso de terminologias adequadas para uma celebração consciente e respeitosa da cultura indígena no Brasil.

Hoje, 19 de abril, é celebrado no Brasil o primeiro "Dia dos Povos Indígenas" em vez do "Dia do Índio". A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402, já que o termo "índio" era considerado problemático por ser genérico e não considerar a diversidade dos povos indígenas. A data marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil até os genocídios modernos. A alteração foi necessária para refletir as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas e para respeitar a identidade cultural individual de cada povo. A palavra "indígena" significa "natural do lugar em que vive", o que exprime que cada povo, de onde quer que seja, é único. A nomenclatura é importante, mas a mestra em Linguística Aplicada pela PUC-SP Maria Vitória Berlink ressalta que a adoção ao termo "indígena" é significativa porque representa a exposição das individualidades dos povos. É importante lembrar que muitos povos sofreram tentativa de apagamento desde a chegada dos colonizadores. O dia é para reivindicar e não comemorar.

Por que 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas?

 O dia 19 de abril foi escolhido como o Dia do Índio no Brasil em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas. A data foi proposta pelo indigenista e ativista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon, em homenagem ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940, no México. A ideia era promover uma reflexão sobre a situação dos povos indígenas na América Latina e estimular políticas públicas em sua defesa. Desde então, a data é celebrada anualmente para destacar a importância e a diversidade das culturas indígenas no Brasil e no mundo. No entanto, como mencionado anteriormente, a partir de 2022, a data passou a ser oficialmente chamada de "Dia dos Povos Indígenas" para evitar o uso de um termo considerado problemático e preconceituoso.

O que não se deve fazer no Dia do Índio?

 O Dia do Índio é uma data que deve ser respeitada e valorizada, e existem algumas atitudes que não são adequadas para celebrar este dia de forma apropriada. Aqui estão algumas coisas que não se deve fazer no Dia do Índio:

  • Não use fantasias ou adereços que possam ser considerados estereótipos ou caricaturas dos povos indígenas. Isso pode ser considerado desrespeitoso e ofensivo.
  • Não reproduza estereótipos negativos sobre os povos indígenas, como a ideia de que eles são preguiçosos ou violentos. Isso pode perpetuar a discriminação e o preconceito.
  • Não use a data para promover uma visão romantizada ou idealizada dos povos indígenas. É importante reconhecer que essas comunidades enfrentam desafios significativos, como a perda de territórios e recursos naturais, a violência e a discriminação.
  • Não use o Dia do Índio como uma desculpa para ignorar a luta dos povos indígenas por seus direitos e pela preservação de suas culturas e tradições. Em vez disso, use a data para aprender mais sobre esses temas e apoiar as comunidades indígenas em suas lutas.
  • Não transforme o Dia do Índio em um dia de festa descontextualizada, sem uma reflexão sobre o papel dos povos indígenas na história e cultura do país. É importante reconhecer as contribuições dessas comunidades e a importância de preservar sua diversidade cultural.

É errado falar indígena?

 O termo "indígena" é uma palavra utilizada para se referir a povos originários de um determinado local ou região. No entanto, alguns povos e organizações preferem usar o termo "indígena" em vez de "índio", já que o último termo é considerado pejorativo e impreciso, tendo sido usado historicamente para se referir aos povos nativos das Américas de forma geral, sem distinguir as diferenças culturais entre eles.

No entanto, vale lembrar que a melhor forma de saber como se referir a um povo ou etnia indígena é perguntar a eles diretamente, respeitando suas preferências e costumes. Alguns povos têm suas próprias designações para se referir a si mesmos, e é importante respeitar essa escolha.

Por que o índio é chamado de índio?

 O termo "índio" para se referir aos povos indígenas das Américas tem origem na época das navegações dos europeus no final do século XV. Na época, o navegador Cristóvão Colombo acreditava ter chegado às Índias, em referência ao subcontinente indiano, quando na verdade havia chegado às ilhas do Caribe. Como os povos que encontrou ali eram diferentes dos que ele conhecia na África e Europa, ele os chamou de "índios", termo que acabou sendo utilizado pelos europeus para se referir a todos os povos nativos das Américas.

Atualmente, o uso do termo "índio" é considerado inadequado por muitos povos indígenas, pois remete a um erro histórico e desconsidera a diversidade e a identidade própria de cada povo. Muitos preferem ser chamados pelo nome de seu povo específico ou por termos mais genéricos, como "povos indígenas", "populações tradicionais" ou "povos originários".

Fonte: Manual de Comunicação da SECOM (saiba mais sobre o tema)

Veja também: Ensino de Educação Financeira de acordo com a BNCC