O que é e como fazer Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Os propósitos do Encceja são: construir uma referência nacional para a autoavaliação de jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e conhecimentos adquiridos em processos escolares ou extraescolares; estruturar uma avaliação voltada para jovens e adultos que servirá às Secretarias de Educação para estabelecer o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame; oferecer uma avaliação com o objetivo de corrigir o fluxo escolar; construir, consolidar e disseminar seus resultados para que sejam utilizados na melhoria da qualidade da Educação de Jovens e Adultos e do processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Exame consiste em quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares:
Ensino Fundamental
• Ciências Naturais;
• Matemática;
• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
• História e Geografia.
Ensino Médio
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
• Matemática e suas Tecnologias;
• Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
• Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Para conhecera as datas e fazer a inscrição, acesse o site do INEP.